Folha de S. Paulo


Auxiliar de enfermagem curada de ebola recebe alta na Espanha

A auxiliar de enfermagem espanhola que foi a primeira pessoa infectada com ebola fora do continente africano deixou nesta quarta-feira (5) o hospital de Madri onde esteve um mês internada.

"Teresa Romero, paciente e profissional de nosso hospital, receberá alta, o que significa uma grande notícia depois de um mês muito complicado para todos nós", anunciou o diretor do hospital Carlos III, Rafael Pérez-Santamaría, antes de sua liberação.

Romero, 44, foi internada em 6 de outubro. Ela foi infectada depois de atender missionários espanhóis vindos da África com ebola e que morreram.

Pierre-Phillippe Marcou/AFP
A auxiliar de enfermagem espanhola Teresa Romero é beijada por seu marido em hospital de Madri
A auxiliar de enfermagem espanhola Teresa Romero é beijada por seu marido em hospital de Madri

Embora a auxiliar tenha tido resultado negativo para o ebola em análises feitas no último dia 21, deixou o isolamento somente no sábado (1°) por precaução.

"Não há vestígio do vírus em seu organismo", disse o diretor da unidade de doenças infecciosas, José Ramón Arribas. "Ela pode ter uma vida completamente normal", completou.

Todas as pessoas que tiveram contato de alto risco com ela deixaram o hospital no último dia 27, após 21 dias de eventual incubação do vírus e sem terem registrado sintomas.

Como estabelecem os critérios da Organização Mundial da Saúde, a Espanha ficará oficialmente livre do vírus 42 dias depois do último caso, ou seja, duas vezes o período de incubação.

As duas vítimas do vírus na Espanha foram os religiosos Miguel Pajares, que morreu em 12 de agosto, e Manuel García Viejo, que morreu em 25 de setembro.


Endereço da página: