Folha de S. Paulo


Mulher é condenada no Irã por tentar assistir a jogo masculino de vôlei

Uma mulher com nacionalidades iraniana e inglesa foi considerada culpada por fazer propaganda contra o governo do Irã, por tentar assistir a um jogo de voleibol masculino em Teerã, capital do país no Oriente Médio.

Ghoncheh Ghavami, 25, foi presa em junho ao tentar assistir à partida entre as seleções nacionais do Irã e da Itália. Mulheres são vetadas de entrar em partidas jogadas exclusivamente por homens no Irã.

Ghavami tentou entrar no estádio com outras mulheres, como forma de protesto à proibição, de acordo com a Anistia Internacional. Ela foi então mantida na cadeia com outras protestantes por algumas horas. Depois de ser liberada, a aluna de graduação na University of London tornou a ser presa dias depois e foi mantida em cárcere (muito tempo em celas solitárias) até seu julgamento, no sábado (1º).

Seu irmão Iman Ghavami, disse que a família não teve acesso ao advogado que a defendeu, e que agora procuram detalhes do julgamento. "Estamos desapontados e em choque. Realmente esperávamos que ela fosse libertada", ele disse à Associated Press.

O Reino Unido mostrou preocupação com o julgamento. "Nós estamos preocupados com as bases para essa condenação, e com o tratamento dispensado à senhorita Ghavami durante a custódia", afirmou o Ministério das Relações Exteriores inglês em comunicado.

Um porta-voz da Justiça iraniana, Gholam Hossein Mohseni Ejehi, criticou a ligação entre a condenação e o voleibol: "O caso dela nada tem a ver com esportes".


Endereço da página: