Folha de S. Paulo


Enfermeira livre do ebola reencontra Bentley, seu cachorro

A enfermeira Nina Pham, 26, a primeira pessoa infectada pelo vírus ebola nos EUA após cuidar de um homem doente, teve um encontro emocionante neste sábado com seu "melhor amigo".

Após passar as últimas três semanas em quarentena sendo monitorado para o vírus mortal, o seu cachorro Bentley lhe foi entregue perto do abrigo em Dallas (Texas), onde esteve em isolamento.

Pham foi liberada de um hospital dos Institutos Nacionais de Saúde em Maryland em 24 de outubro após ter sido declarada livre do vírus.

"Quando foi diagnosticada com o vírus, fiquei com medo, pois não sabia o que iria acontecer com Bentley nem se ele tinha o vírus ", disse ela a repórteres.

Bentley esteve sob os holofotes depois que autoridades de Madrid sacrificaram o cachorro de uma enfermeira espanhola que contatou ebola também ao cuidar de um paciente infectado.

Com um lenço marrom no pescoço e um charmoso osso de prata em seu colar, Bentley lambeu o rosto de Pham e abanou o rabo como ao ser embalado pela enfermeira diante das câmeras de jornalistas.

O cão foi alimentado por equipes que descontaminaram o apartamento de Pham logo após ela ter sido diagnosticada com o vírus e depois evacuado por uma pequena equipe vestindo equipamentos de proteção.

Bentley, que após vários teste foi declarado livre do ebola, se tornou uma estrela na internet, onde apareceu brincando com trabalhadores que vestiam trajes "espaciais".

Lisa Maria Garza/Reuters
Nina Pham com Bentley, no Centro de Serviços Animais de Dallas
Nina Pham com Bentley, no Centro de Serviços Animais de Dallas

Endereço da página: