Folha de S. Paulo


Maior partido laico reivindica liderança nas eleições na Tunísia

Túnis espera ainda os resultados oficiais das eleições legislativas realizadas no domingo (26), mas o partido laico Nidá Tunísia assegura liderar os resultados da votação, ficando à frente dos islamitas do Nahda.

A instância independente que organizou as eleições, o ISIE, deve anunciar resultados parciais ainda nesta segunda-feira (27), embora tenha até 30 de outubro para comunicar a composição definitiva do parlamento e seus 217 deputados.

O partido laico Nidá Tunísia, uma formação heterogênea que agrupa tanto políticos da esquerda e de centro-direita, como líderes do regime do deposto presidente Ben Ali, assegura encabeçar os resultados.

Seu líder Beji Caid Esebsi, 87, declarou na noite de domingo que dispunha de "indicadores claros", que situavam seu partido na liderança.

Segundo um membro do partido, o Nidá Tunísia está com 80 assentos contra 67 do Nahda, de acordo com apuração preliminar.

Pesquisas de boca de urna confirmam esta tendência, segundo a imprensa local.

Pan Chaoyue/Xinhua
Tunisianas se preparam para começar contagem de votos na capital, Túnis
Tunisianas se preparam para começar contagem de votos na capital, Túnis

Os tunisianos votaram no domingo para eleger sua primeira "Assembleia de Representantes do Povo" desde a revolução que derrubou Ali em 2011, uma eleição crucial para a transição democrática no país.

Quase 80.000 policiais e militares foram mobilizados para essas eleições diante de ameaças de radicais islâmicos.

A participação, segundo fontes eleitorais, chegou a 50,6%, duas horas antes do fechamento das zonas eleitorais.

Os observadores temiam uma grande abstenção, dado que muitos tunisianos têm se mostrado desapontados com a política.

Cerca de 5,3 milhões de eleitores deveriam comparecer às urnas em 33 zonas eleitorais para eleger 217 deputados por representação proporcional. Os tunisianos no exterior votaram na sexta-feira (24) em seus respectivos países.

PRIMAVERA ÁRABE

Em outubro de 2011, a eleição da assembleia constituinte, vencida pelos islamitas do Nahda, foi a primeira consulta livre da história do país, mas as legislativas deste domingo são fundamentais porque podem permitir a consolidação da democracia após a Primavera Árabe.

O primeiro-ministro Mehdi Jomaa elogiou um "dia histórico". "Todos os projetores foram lançados sobre nós e o sucesso desta operação é uma garantia para o futuro (...), uma luz de esperança para os jovens da região", declarou, enquanto a maior parte dos países que viveram a Primavera Árabe está mergulhado no caos ou repressão.

A campanha eleitoral foi morna, com muitos tunisianos desapontados com as batalhas políticas que atrasaram a votação, prevista originalmente para outubro de 2012.

Os partidos se concentraram em dois grandes tema: a segurança, num momento em que a Tunísia tem testemunhado o surgimento de grupos jihadistas responsáveis por ataques que mataram dezenas de membros das forças de segurança, e a economia, que permanece anêmica e ferida pelo desemprego e a miséria.

O sistema de votação proporcional favorece as pequenas formações, e as principais forças políticas já salientaram que nenhum partido será capaz de governar sozinho.

O Nahda, que teve de deixar o cargo no início de 2014 depois de um 2013 marcado por uma crise política e pelo assassinato de dois de seus adversários, assegura querer formar um gabinete de consenso, dizendo estar pronto para uma aliança de conveniência com Nidaa Tounes.

O maior partido laico, que fez campanha como alternativa única ao Nahda, também planeja em caso de vitória formar uma coligação e não fecha completamente a porta à colaboração com os islâmicos.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: