Folha de S. Paulo


Atirador de Ottawa agiu por motivos ideológicos, diz a polícia

Michael Zehaf-Bibeau, homem identificado como o autor do ataque ao Parlamento canadense em Ottawa, agiu "por motivos ideológicos e políticos", informou neste domingo (26) a polícia, contrariando informações de sua família.

A Gendarmeria Real do Canadá (GRC, polícia federal do país) "encontrou elementos de prova convincentes" de que o "ataque terrorista" cometido por um jovem canadense de 32 anos, obedeceu "a motivos ideológicos e políticos".

O comissário da GRC, Bob Paulson, indicou em um comunicado que o assassino filmou um vídeo "logo antes de cometer este ataque".

"A GRC está procedendo a uma análise pormenorizada desta gravação, com a finalidade de estabelecer os elementos de prova e de inteligência", acrescentou.

Paulson respondeu assim a declarações da mãe do agressor, Susan Bibeau, segundo quem o filho sofreria de problemas psíquicos sérios e que seu ato não estaria vinculado ao terrorismo, mas à loucura.

Bibeau desmentiu também que seu filho pensasse em viajar à Síria, como tinha informado a polícia. Mike Cabana, da GRC, admitiu o erro, mas não houve retificação oficial da polícia.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: