Folha de S. Paulo


Homem com machado ataca policiais em Nova York e deixa dois feridos

Um homem armado com um machado atacou quatro policiais em Nova York na tarde desta quinta-feira (23) e conseguiu ferir dois deles.

Em seguida foi morto pelos outros dois policiais, informou o comissário da polícia, Willian Bratton.

O homem foi identificado como Zale Thompson, 32, morador do Queens.

Fontes da polícia afirmam que há suspeitas de que o ataque tenha motivação extremista devido ao conteúdo da página do suspeito no Facebook.

O perfil de Thompson mostra a foto de um homem com a cabeça coberta e armado, sob inscrições em árabe.

O SITE, grupo que monitora páginas de grupos radicais muçulmanos, informou que Thompson publicou um vídeo a favor do Estado Islâmico (EI) em 13 de setembro, no qual descreveu a jihad como uma resposta justificável à opressão dos "sionistas e cruzados".

A motivação não foi confirmada oficialmente. "Não podemos dizer sim ou não, ainda é muito cedo. Nesse momento, não há nada que indique isso. A investigação está em andamento", afirmou o comissário.

"Certamente, há uma crescente preocupação com este tipo de ataque, ainda mais depois do que aconteceu no Canadá e nos recentes acontecimentos em Israel, pois é o que nos vem à mente, mas é isso que a investigação tentará determinar", disse.

De acordo com Bratton, o ataque aconteceu na avenida Jamaica, no Queens, por volta das 14h locais (16h no Brasil). Os quatro policiais estavam trabalhando quando um fotógrafo freelancer pediu que se juntassem para uma foto. Nesse momento, o homem atacou.

Um dos policiais, Kenneth Healy, 25, foi atingido na cabeça e foi operado. Seu estado é grave, porém estável. De acordo com Bratton, Healy chegou ao hospital consciente.

Joseph Meeker, 24, foi ferido no braço e está em condição estável. Os dois policiais são tratados no hospital Jamaica.

Uma mulher de 29 anos foi atingida na confusão por um tiro e foi operada. Ela se recupera no hospital.

Segundo o comissário, a polícia não suspeita, nesse momento, que o fotógrafo que pediu a foto aos policiais tenha envolvimento com o ataque. "Ele está trabalhando conosco como testemunha."

Shannon Stapleton/Reuters
Corpo de homem que atacou policiais na avenida Jamaica, no Queens, em Nova York
Corpo de homem que atacou policiais na avenida Jamaica, no Queens, em Nova York

CANADÁ

O ataque aconteceu um dia depois de um homem matar um soldado e disparar vários tiros dentro do Parlamento canadense na capital do país, Ottawa, antes de ser morto.

Foi o segundo ataque a soldados no Canadá nesta semana. Na segunda-feira, um homem atropelou dois militares, matando um deles. Ele também foi morto.

Com os esforços do Ocidente contra o Estado Islâmico, a facção radical convocou seus simpatizantes em todas as partes do mundo a realizam ataques chamados de "lobo solitário", quando alguém age individualmente inspirado nestes grupos sem estar necessariamente a serviço deles.

Há a suspeita de que a convocação possa ter motivado os dois ataques no Canadá.

Em Jerusalém, as autoridades descreveram a ação de um motorista palestino que matou um bebê e feriu outras pessoas na quarta-feira ao jogar seu carro contra um grupo de pedestres como "um ataque terrorista relâmpago".


Endereço da página: