Folha de S. Paulo


Acusado de terrorismo preso no Reino Unido tinha endereço de Tony Blair

Um homem que é julgado em Londres por crimes de terrorismo tinha em seu poder o endereço de uma propriedade do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, disse o Ministério Público nesta terça-feira (14).

Erol Incedal, 26, foi parado pela polícia por uma infração de trânsito em 2013 e, durante a inspeção de seu veículo, foi encontrado o endereço de Blair em um papel dentro da caixa de seus óculos, disse o promotor, Richard Whittam.

O promotor informou que a nota não significava que Incedal "tinha um alvo específico".

Incedal foi preso em outubro com outro homem, Mounir Rarmoul-Bouhadja, que confessou ter um documento sobre fazer bombas em seu cartão de memória.

"Os atos de terrorismo que eles estavam preparando eram contra um número limitado de pessoas, ou contra um indivíduo de significância, ou ainda um amplo e indiscriminado ataque como o de Mumbai em 2008," disse Whittam ao júri no tribunal Old Bailey.

Blair, que foi primeiro-ministro entre 1997 e 2007, levou o Reino Unido às guerras de Iraque e Afeganistão e ainda é criticado pelo custo humano dos conflitos

Atualmente é emissário do Oriente Médio do Quarteto Diplomático (ONU, Estados Unidos, Rússia e União Europeia).

Incedal é acusado de "tentativa de cometer ou preparar atos terroristas" e de possuir informação para a construção de explosivos, acusações que ele nega.


Endereço da página: