Folha de S. Paulo


Candidato conhecido como 'Batman' deve voltar ao poder na Bulgária

O partido de centro-direita GERB foi apontado como vencedor das eleições deste domingo na Bulgária, de acordo com pesquisas boca de urna, com 33% dos votos.

A sigla é liderada por Boiko Borisov, 55, ex-primeiro-ministro que renunciou ao cargo após uma onda de protestos no país no começo de 2013.

Conhecido como "Batman", Borisov foi guarda-costas do ditador Todor Zhivkov e de outros líderes do governo antes de entrar na política.

Nascido em 1959 em um subúrbio da capital Sófia, Borisov nunca teve medo de usar uma linguagem direta. Antigo bombeiro e policial, o líder do GERB também foi guarda-costas de Simeão II, o último rei da Bulgária e ex-primeiro-ministro. Ele também foi prefeito de Sófia entre 2005 e 2009.

Borisov, que está divorciado e é pai de uma filha, entrou na política exatamente pelas mãos de Simeão II, que em 2001 lhe deu um alto cargo no Ministério do Interior.

A Bulgária, país ex-comunista do leste europeu, enfrenta problemas econômicos. Um em cada cinco habitantes vive abaixo da linha da pobreza.

Um dos principais bancos do país fechou as portas subitamente os clientes não podem acessar suas contas há três meses.


Endereço da página: