Folha de S. Paulo


Reino Unido inicia ataques ao Estado Islâmico em território iraquiano

Caças do Reino Unido lançaram nesta terça-feira (30) os primeiros ataques do país contra o Estado Islâmico (EI), em território iraquiano. A ofensiva havia sido aprovada pelo Parlamento britânico na última sexta (26).

"Eles [os aviões] identificaram e atacaram uma posição de armamento pesado [do EI] que oferecia perigo a forças curdas e, em sequência, atacaram um caminhão na mesma área", afirmou o secretário de Defesa, Michael Fallon.

Ainda nesta terça, a ministra do Interior britânica, a conservadora Theresa May, prometeu medidas contra grupos extremistas e pregadores muçulmanos radicais, mesmo que não tenham cometido delitos –decisão mal recebida pelos ativistas de direitos humanos.

"Nem todo extremismo conduz à violência e nem todos os extremistas são violentos, mas o dano que o extremismo causa é suficiente razão para agir", declarou May.

May proporá aos tribunais que limitem as atividades de indivíduos se estes ameaçarem a ordem pública ou puderem causar violências.

Estes indivíduos poderão ser proibidos de participar em atos públicos, manifestar ou aparecer na imprensa, além de submeter à polícia qualquer material que queiram postar na internet.

Também nesta terça, o jornalista britânico sequestrado pelo EI, John Cantlie, protagoniza um novo vídeo divulgado pela facção, no qual critica a estratégia do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, contra os extremistas. É o terceiro vídeo do tipo em duas semanas.


Endereço da página: