Folha de S. Paulo


Invasor da Casa Branca entrou em vários cômodos

Omar J. Gonzalez, texano de 42 anos que conseguiu escalar a cerca da Casa Branca e atravessar a porta principal do local na noite de 19 de setembro, foi capaz de invadir mais profundamente a residência oficial do presidente dos EUA do que previamente anunciado, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (29) pelo jornal "Washington Post".

Ele chegou a se desvencilhar de um oficial do Serviço Secreto e correu por boa parte do andar principal, diz o jornal, que cita como fontes três pessoas com informações sobre o incidente.

Sob condição de anonimato, um oficial do Serviço Secreto afirmou ao jornal que o alarme instalado na entrada principal para avisar sobre eventuais invasões estava desligado, supostamente a pedido da portaria.

Além disso, o segurança na porta aparentemente demorou para perceber que Gonzalez estava perto de invadir o prédio.

Depois de passar pelo guarda por volta de 19h20 (20h20 no Brasil) do dia 19, Gonzalez, que segurava uma faca de 6,5 cm, subiu correndo a escadaria que leva aos aposentos da família do presidente Barack Obama.

Ele então se dirigiu ao East Room, salão frequentemente usado para recepções ou discursos presidenciais, onde um agente tentou contê-lo. O invasor, porém, conseguiu chegar até a porta do Salão Verde, que tem vista para o gramado da Casa Branca.

Editoria de Arte/Folhapress

Inicialmente, oficiais do Serviço Secreto haviam afirmado que Gonzalez foi rapidamente detido na entrada principal. Após pedidos de esclarecimentos do jornal, o porta-voz da agência, Edwin Donovan, rejeitou fazer comentários sob a justificativa de que a investigação ainda está em andamento.

Apesar de terem se tornado mais comuns os registros de violação da cerca da Casa Branca, a maioria dos indivíduos é contida pelos guardas antes mesmo de percorrer um terço do gramado. Gonzalez, que pulou a cerca voltada para a Pensilvania Avenue (um dos pontos mais visitados por turistas) e correu aproximadamente 65 metros até o pórtico norte, é a primeira pessoa que conseguiu entrar na mansão em Washington.

Obama e suas filhas tinham deixado, havia 10 minutos, a Casa Branca de helicóptero rumo à residência de Camp David.

O texano tinha 800 cartuchos de munição, duas machadinhas e uma machete em um carro estacionado a algumas quadras da Casa Branca.

Segundo parentes, Gonzalez teria servido no Iraque como atirador de elite.

Ele havia sido detido em julho com 11 armas e um mapa de Washington, com uma linha apontando para a Casa Branca.

A diretora do Serviço Secreto, Julia Pierson, caracterizou a falha de segurança de "inaceitável" e, no dia 26, detalhou a Obama seus planos para evitar novos incidentes.

A Justiça ordenou que o invasor fique detido até 1º de outubro, quando ocorre uma nova audiência.


Endereço da página: