Folha de S. Paulo


Funcionários do Itamaraty apontam falta até de sabão no ministério

Diplomatas afirmam que o aperto orçamentário tem sido tão severo que o Ministério das Relações Exteriores não tem recursos para enviar representantes a alguns compromissos internacionais.

Diante da impossibilidade de comparecer a reuniões no exterior, diplomatas em Brasília têm sido orientados a pedir que colegas nas embaixadas e consulados os representem nos encontros. Em alguns casos, mesmo quem está no exterior não viaja por falta de passagens e diárias.

Outros ministérios -e até ONGs- têm se oferecido para custear as passagens de funcionários, afirmam.

De acordo com relatos feitos sob a condição de anonimato, são cada vez mais comuns vetos a pedidos que chegam do exterior de patrocínios culturais, reparos, renovações de mobiliário e eletrodomésticos, por exemplo, sob argumento de "severas restrições orçamentárias".

Segundo a análise de um diplomata, a situação coloca em questão a própria utilidade da existência de embaixadas sem recurso, exceto para se pagar. Além de ampliar o quadro profissional, o governo Lula ampliou o número de representações no exterior.

Mesmo no custeio há relatos de que faltam produtos que vão de material de escritório a sabão em embaixadas, consulados e em Brasília.

Elevadores são desativados e há recomendação de se desligar o ar-condicionado "sempre que possível". Falta verba até para trocar placas de identificação nas portas.

Em 2013, o pagamento do auxílio-moradia dos servidores que trabalham no exterior chegou a atrasar, segundo informativo oficial entregue a diplomatas lotados no exterior. Há temor de novos atrasos no fim deste ano. O Itamaraty nega a existência de atrasos.

SINDICATO
Segundo a Folha apurou, não se descarta uma greve, embora a medida seja considerada drástica pela ala mais moderada do grupo.

Diante das insatisfações, os diplomatas estudam aderir ao sindicato da categoria, o Sinditamaraty, entidade que reúne tradicionalmente os demais servidores do ministério e conta com poucos diplomatas entre os filiados.

O presidente do sindicato, Alexey van der Broocke, que é assistente de chancelaria, criticou o que chamou de "economias burras" no ministério. "Isso tira o nosso pique, você se sente maltratado. Como posso dar atenção ao cidadão brasileiro lá fora sem condições?"

O sindicalista responsabiliza a presidência da República pelos cortes. "É um contingenciamento muito forte. Se for mantido esse nível, o Itamaraty vai entrar em colapso. Será que vamos conseguir pagar luz, combustível?", afirmou.

Ele prometeu "abraçar a causa" dos diplomatas iniciantes se eles o procurarem e chamou de "crueldade" a falta de resposta do gabinete do chanceler às reclamações de demora de ascensão na estrutura da carreira. "É um pouco o modus operandi dessa administração. Ele podia ao menos dizer que esse não é o momento ideal."


Endereço da página: