Folha de S. Paulo


EUA lançam primeiro ataque contra Estado Islâmico na região de Bagdá

As Forças Armadas dos Estados Unidos atacaram um alvo do Estado Islâmico localizado no sudoeste de Bagdá, afirmou o Comando Central norte-americano na segunda-feira (15), em uma expansão da campanha do governo Obama contra a facção.

"O ataque aéreo no sudoeste de Bagdá foi o primeiro como parte de nossos esforços expandidos para proteger nossos cidadãos e missões humanitárias e atingir alvos do Estado Islâmico enquanto as forças iraquianas conduzem suas ofensivas", afirmou o Comando Central em Comunicado.

Mundialíssimo: O que é o Estado Islâmico

Aviões americanos atacaram posições a sudoeste de Bagdá, enquanto outras aeronaves bombardearam as montanhas de Sinjar, a oeste de Mossul, no norte do Iraque.

As posições a sudoeste de Bagdá eram utilizadas por combatentes do Estado Islâmico para "disparar contra soldados iraquianos".

No ataque às montanhas de Sinjar, a aviação americana destruiu veículos utilizados pelo EI.

Desde o dia 8 de agosto, as forças americanas já realizaram 162 incursões aéreas contra o EI, facção radical que domina partes da Síria e do Iraque.

AMPLIAÇÃO

Os Estados Unidos estão aumentando sua resposta militar ao EI, que já decapitou três reféns –dois americanos e um britânico.

O presidente Barack Obama anunciou na semana passada uma nova estratégia para conter e destruir as forças do EI, que inclui a possibilidade de ataques aéreos na Síria, mas exclui qualquer possibilidade de cooperação com o regime em Damasco.

No Iraque, as forças americanas agem em coordenação com as forças iraquianas e curdas.

Na segunda (15), 26 países concordaram em ajudar o Iraque, inclusive militarmente, no combate ao EI.


Endereço da página:

Links no texto: