Folha de S. Paulo


Líder do Irã deixa hospital após cirurgia de próstata

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, 75, recebeu alta hospitalar nesta segunda-feira (15), uma semana depois de ter feito uma cirurgia de próstata, informou a televisão estatal.

Segundo a mídia oficial do Irã, ele está bem de saúde.

Khamenei sucedeu o líder supremo e fundador da República Islâmica do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini, em 1989, foi presidente do Irã por dois mandatos sucessivos (1981 a 1989) e sobreviveu a uma tentativa de assassinato que paralisou seu braço direito em 1981.

Khamenei tem influência significativa sobre o executivo, o legislativo e o judiciário do governo, bem como sobre os militares e a mídia no Irã.

Ele denunciou repetidamente o Ocidente, especialmente os Estados Unidos, pelas suas ações contra o programa nuclear iraniano.

Mas, até agora, apoiou as negociações entre o Irã e seis potências mundiais sobre o programa. O objetivo é suspender as sanções ao Irã em troca de diminuição da sua atividade nuclear.

O Ocidente suspeita que o programa nuclear iraniano seja destinado a construção de uma bomba nuclear, o que o país nega.


Endereço da página: