Folha de S. Paulo


Rússia atribui responsabilidade pela queda de avião da Malaysia à Ucrânia

O ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, atribuiu a Kiev "toda a responsabilidade" pela queda do Boeing da Malaysia Airlines, já que a tragédia ocorreu em seu território.

"A catástrofe aconteceu no espaço aéreo da Ucrânia, que tem toda a responsabilidade sobre o que aconteceu", declarou o ministro durante uma reunião em Moscou com o colega malasiano, Hishamudin Husein.

"Se a Ucrânia não tivesse decidido resolver seus problemas internos recorrendo às Forças Armadas (...), artilharia pesada, incluindo mísseis e a aviação, estou convencido de que esta tragédia não teria acontecido", completou.

O avião caiu no dia 17 de julho no leste da Ucrânia, região de confrontos armados entre o Exército ucraniano e separatistas.

Relatório divulgado nesta terça (9) por autoridades holandesas afirma que o avião da Malaysia Airlines caiu após ser atingido por objetos externos, o que reforça a hipótese de que tenha sido derrubado por um foguete ou míssil.

Países ocidentais acusam a Rússia de armar os rebeldes e os acusam de ter disparado contra o avião. Todas as 298 pessoas a bordo morreram.

A Rússia nega a acusação e os separatistas afirmaram não dispor de meios para derrubar um avião.

Hishamudin agradeceu a Rússia pelo apoio. O ministro viajou a Moscou um dia depois da divulgação do relatório preliminar de investigadores holandeses.

Hishamudin visitou Kiev na terça-feira e depois de Moscou viajará a Amsterdã.


Endereço da página: