Folha de S. Paulo


Líder da Al Qaeda anuncia criação de filial no subcontinente indiano

O líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, disse nesta quarta-feira (3) que o movimento extremista islâmico conta com uma nova filial no subcontinente indiano.

Em um vídeo, Zawahiri disse que a nova força vai "esmagar as fronteiras artificiais" que dividem populações muçulmanas na região.

A Al-Qaeda atualmente está em atividade no Afeganistão e no Paquistão, onde seus líderes sobreviventes supostamente estão escondidos, mas Zawahiri afirmou que a nova filial levaria a luta para a Índia, Mianmar e Bangladesh.

"Essa entidade não foi estabelecida hoje, mas é fruto de um esforço abençoado de mais de dois anos para reunir os mujahedines (radicais islâmicos) no subcontinente indiano em um único grupo", completou.

O novo grupo da Al Qaeda reconhecerá a liderança global do mulá Omar e será conduzido pelo militante paquistanês Asim Umar.

O subcontinente indiano é a península do sul da Ásia, formada por Bangladesh, Butão, Índia, Nepal e Paquistão.

AL QAEDA

Fundada por Osama bin Laden, morto no Paquistão por soldados americanos em maio de 2011, a Al-Qaeda tem reivindicado há bastante tempo a liderança dos radicais para restaurar um único califado (Estado com leis islâmicas) em terras muçulmanas.

Desde a morte de bin Laden, porém, o grupo tem sido enfraquecido, primeiro pelas suas próprias ramificações na África e na Península Arábica, e agora pelo surgimento da facção Estado islâmico, que atua no Iraque e na Síria e é uma dissidência da Al Qaeda.

Embora ainda seja considerado uma ameaça para o Ocidente, o grupo nunca conseguiu recuperar o destaque alcançado depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, quando aviões sequestrados atingiram as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washington.


Endereço da página: