Folha de S. Paulo


Uruguai inicia cadastro de quem quer plantar maconha em casa

Os uruguaios que querem plantar sua própria maconha para fumar começaram nesta quarta-feira (27) a se cadastrar para pedir ao governo a autorização de cultivo —estrangeiros com residência permanente também podem se inscrever.

No primeiro dia, ao menos dez pessoas buscaram o órgão responsável –o Ircca (Instituto de Regulação e Controle de Cannabis). O dado é do jornal "El País".

Um dos diretores do Ircca, Augusto Vitale, afirmou que não há ainda números oficiais da procura.

Um dos primeiros a procurar o Ircca para obter a licença de plantio doméstico foi o ativista Juan Vaz. Ele afirmou que o processo é fácil: "É só ir aos escritórios do Correio. Pedem nome, documento, endereço, como é o seu núcleo familiar. Já tinha meu cultivo, só vou regularizar." Pela lei, cada casa pode plantar até seis pés de maconha.

O país autorizou o uso recreativo da maconha, mas a produção, a venda e o consumo são controlados pelo governo. Os uruguaios que quiserem fumar a droga legalmente têm três opções: plantar em casa, fazer parte de um clube de cultivo (cujas autorizações também começaram nesta quarta) ou se cadastrar para comprar em farmácias.

Os produtores que vão fornecer a droga às farmácias tiveram até a última terça (26) para demonstrar seu interesse no negócio.


Endereço da página: