Folha de S. Paulo


Prefeitura eliminará 'cadeados do amor' das pontes de Paris

A Prefeitura de Paris anunciou nesta segunda-feira (11) que vai retirar os "cadeados de amor" colocados pelos turistas nas pontes da capital e que terminaram se tornando um problema devido ao peso excessivo que ameaça as estruturas.

No início, deverão ser retirados os cadeados de locais mais problemáticos, como a Pont des Arts. Em junho, 2,4 metros da grade da passagem desmoronaram pelo peso dos cadeados. As grades foram substituídas temporariamente por tapumes.

Jacques Demarthon/AFP
Parte da Pont des Arts em Paris caiu com o peso dos "cadeados do amor", colocados por casais apaixonados
Parte da Pont des Arts em Paris caiu com o peso dos "cadeados do amor", colocados por casais apaixonados

Na quarta-feira (13), a prefeitura também colocará adesivos nas pontes de Paris com pedidos para que os casais substituam os cadeados do amor por selfies e imortalizem seu carinho com fotografias.

Os adesivos estimulam as pessoas a publicar suas fotos em um site ou no Twitter com a hashtag #lovewithoutlocks. Um concurso também vai recompensar no dia 18 de agosto as melhores fotos publicadas no Instagram.

"Nossas pontes não resistirão ao seu amor. Sem mais cadeados. Manifestem seu amor no site lovewithoutlocks.paris.fr", indicam os adesivos.

Para a eliminação definitiva dos cadeados - em uma data ainda não revelada - os arquitetos municipais estão projetando novas grades "com superfícies mais lisas" ou nas quais não será mais possível prender suas lembranças com cadeados.

Os cadeados começaram a se proliferar a partir de 2012 em várias cidades do mundo. Eles surgiram em Moscou, Sydney, Colônia (Alemanha), Nova York, Cingapura, Montevidéu e até na Grande Muralha da China.


Endereço da página:

Links no texto: