Folha de S. Paulo


Obama diz que operação no Iraque vai 'levar algum tempo'

Em entrevista coletiva concedida na manhã deste sábado (9), o presidente Barack Obama afirmou que os ataques aéreos americanos —realizados na tarde de sexta-feira nos arredores de de Irbil, no norte do Iraque— destruíram armas e equipamentos que os insurgentes do Estado Islâmico poderiam usar para atacar Arbil, a capital curda do país.

O presidente não declarou qual será a duração da operação em curso no Iraque, mas afirmou que não seriam apenas algumas semanas. "Isso vai levar algum tempo", disse.

Ele também afirmou que os EUA vão continuar a fornecer assistência e consultoria militar ao governo de Bagdá e às tropas curdas, mas salientou repetidamente a importância de o Iraque formar seu próprio governo inclusivo.

Na última quinta-feira (7), Obama autorizou exército norte-americano a conduzir ataques direcionados contra militantes do Estado Islâmico. Também autorizou lançamentos aéreos de assistência humanitária para evitar o que chamou de um potencial "genocídio".

Durante a coletiva, o presidente dos EUA anunciou também que França e Reino Unido devem somar esforços de ajuda humanitária.

Obama descreveu ainda os próximos passos da operação, incluindo a criação de um corredor seguro para os Yazidis saírem das montanhas. Ele também disse que as operações de longo prazo deve incluir o combate ao terrorismo.


Endereço da página: