Folha de S. Paulo


Terremoto na China mata ao menos 381 e derruba milhares de casas

Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu o sudoeste da China neste domingo (3), matando ao menos 381 pessoas em uma área remota e montanhosa na província de Yunnan (2.600 km de Pequim).

O tremor ocorreu por volta das 16h30 no horário local (5h30 em Brasília). A intensidade foi informada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A agência Xinhua informou que o epicentro do terremoto foi na cidade de Longtoushan, na região de Ludian, onde vivem cerca de 260 mil pessoas, a 12 km de profundidade. Reflexos foram sentidos nas províncias vizinhas Guizhou e Sichuan.

De acordo com o governo local, cerca de 1.800 pessoas ficaram feridas. Mais de 12 mil casas desabaram e 30 mil foram danificadas. O tremor derrubou muitos prédios, especialmente os mais velhos e edifícios residenciais.

"Senti uma sacudida forte no meu apartamento, no quinto andar, e alguns objetos caíram das prateleiras", disse um morador de Ludian.

Outro habitante, que dirigia um carro na hora do tremor, disse que se sentiu "navegando em um barco".

Após o tremor, a energia foi cortada e os sistemas de comunicação foram seriamente afetados.

A China é frequentemente atingida por terremotos nesta parte do país. Um terremoto em Sichuan, em 2008, deixou cerca de 90 mil mortos e desaparecidos.


Endereço da página:

Links no texto: