Folha de S. Paulo


Manifestação pró-Israel em São Paulo reúne cerca de 600 pessoas

Uma manifestação a favor do direito de defesa de Israel aconteceu nesta quinta-feira (24), na praça Cinquentenário de Israel, no Pacaembu, em São Paulo.

Segundo a PM, cerca de 600 pessoas foram ao ato, organizado pela Juventude Judaica Organizada e pela Federação Israelita do Estado de São Paulo.

A manifestação aconteceu em meio às repercussões da nota emitida pelo Itamaraty nesta quarta (23), que condenou o que chamou de "uso desproporcional da força" por Israel e poupou de críticas o Hamas.

"Tudo o que Israel está fazendo é uma reação a mísseis que são disparados diariamente há vários anos em cima de cidades totalmente civis de Israel", afirmou Dov Bigio, da Juventude Judaica Organizada, que declarou ter ficado "muito decepcionado" com a nota do Itamaraty.

"Só não estão morrendo tantos ou mais civis em Israel porque temos tecnologia e Israel está preparada para se defender. O Hamas usa crianças como escudo, e monta suas bases militares em hospitais, escolas e mesquitas".

"O Hamas pensa que qualquer pessoa que não pensa como eles é infiel. Se o Hamas estivesse no Brasil, faria a mesma coisa com quem não pensa como eles", disse o bancário Sérgio Goldstain, 36.

O clima era de irritação com a posição assumida pelo governo brasileiro sobre o conflito envolvendo Israel e organizações palestinas na faixa de Gaza.

"Vim aqui para mostrar minha indignação com o governo brasileiro", disse um jovem que não quis se identificar. "Israel está fazendo apenas o que é o nosso direito de defesa. Que pai de família deixaria seus filhos serem atingidos por mísseis diariamente?"

Outra pessoa que não se identificou disse que a decisão da diplomacia brasileira foi "tendenciosa e infeliz".

O ato durou cerca de uma hora e foi acompanhado por um carro de som. Ao final, os manifestantes cantaram salmos em hebraico e músicas judaicas.

De acordo com a PM, nenhum incidente foi registrado durante a manifestação.


Endereço da página:

Links no texto: