Folha de S. Paulo


Destroços de avião da Air Algerie foram achados, diz presidente do Mali

O presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, disse que foram encontrados os destroços do avião da companhia Air Algerie, que desapareceu no ar nesta quinta-feira (24), com 116 pessoas a bordo.

"Acabo de ser informado que os destroços foram encontrados entre Aguelhoc e Kidal", disse o presidente. Ele não deu mais detalhes.

Os dez piores acidentes da história da aviação civil

O controle teria perdido contato com o avião à 1h55 (22h55 de Brasília), cerca de 50 minutos após a decolagem de Uagadugu, capital de Burkina Fasso, rumo a Argel, capital da Argélia. Autoridades de Burkina Fasso afirmaram que entregaram o voo à torre de controle de Niamey, Níger, à 1h38. Eles disseram que o último contato com o voo ocorreu logo após 3h30.

O avião operado pela Air Algerie -um modelo MD-83 pertencente à companhia aérea privada espanhola Swiftair- levava seis tripulantes (espanhóis) e 110 passageiros. Deles, 51 eram franceses, 27 de Burkina Faso, oito libaneses, seis argelinos, cinco canadenses, quatro alemães, dois de Luxemburgo, um suíço, um belga, um egípcio, um ucraniano, um nigeriano, um camaronês e um do Mali.

ACIDENTES

O episódio é o último de uma série de desastres aéreos. Em março, o voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu com 239 pessoas a bordo quando ia de Kuala Lumpur (Malásia) para Pequim (China).

Na semana passada, outro avião, também da Malaysia Airlines, um Boeing-777, foi derrubado aparentemente pelo disparo de um míssil na região ucraniana de Donetsk, perto da fronteira com a Rússia. O medo de que algo parecido ocorresse em Israel fez empresas americanas e europeias suspenderem voos internacionais para o aeroporto de Tel Aviv -a maioria já retomou as atividades.

Ademais, nesta quarta, um avião da Transasia Airways caiu em Taiwan durante um temporal, matando 48 pessoas.


Endereço da página:

Links no texto: