Folha de S. Paulo


Intelectuais de diversos países propõem embargo militar a Israel

Um grupo de artistas e intelectuais de diversos lugares do mundo escreveu uma carta aberta condenando a operação militar realizada por Israel em Gaza.

O documento propõe que os países apliquem um embargo militar contra Israel. "Os palestinos hoje precisam da solidariedade efeitiva, não caridade", diz a carta.

O argumento é que o comércio de armamentos e outros aparatos militares entre Israel e os demais Estados fortalece o desenvolvimento bélico israelense e incentiva sua impunidade.

"Importando e exportando armas para Israel, governos estão de fato enviando uma mensagem de aprovação à agressão militar."

Fazem parte do grupo seis vencedores do Nobel da Paz: Arch Desmond Tutu (África do Sul), Rigoberta Mench (Guatemala), Mairead Maguire (Irlanda), Adolfo Perez Esquivel (Argentina), Jody Williams (EUA) e Betty Williams (Reino Unido).

Também assinaram os brasileiros Frei Betto, teólogo, e João Antonio Felicio, presidente da Confederação Sindical Internacional.

Confira a carta na íntegra:

_"Israel, mais uma vez, desencadeou toda a força de seu exército contra a população palestina em cativeiro, particularmente na sitiada Faixa de Gaza, em um ato desumano e ilegal de agressão militar. O atual ataque israelense em Gaza já matou muitos civis inocentes, causou centenas de feridos e devastou infraestrutura civil, incluindo o setor de saúde, que foi severamente danificado.

A capacidade de Israel para lançar este tipo de ataque devastador com impunidade deriva, em grande parte, da vasta cooperação militar internacional e comércio de armas que Israel mantém com governos cúmplices em todo o mundo.

Durante o período de 2008 a 2019, os Estados Unidos pretendem fornecer ajuda militar a Israel no valor de 30 bilhões de dólares, enquanto vendas militares israelenses anuais mundiais chegam a bilhões de dólares. Nos últimos anos, os países europeus têm exportado armas para Israel no valor de bilhões de euros e a União Europeia financiou as empresas militares israelenses e universidades com bolsas de pesquisa militares no valor de bilhões euros.

As economias emergentes, como Índia, Brasil e Chile, aumentam rapidamente o seu comércio e cooperação militar com Israel, apesar de afirmarem que apoiam os direitos dos palestinos.

Importando e exportando armas para Israel e facilitando o desenvolvimento de tecnologia militar israelenses, governos estão de fato enviando uma mensagem clara de aprovação da agressão militar de Israel, incluindo os seus crimes de guerra e possíveis crimes contra a humanidade.

Israel é um dos principais produtores e exportadores de drones militares do mundo. A tecnologia militar de Israel, desenvolvida para manter décadas de opressão, é comercializado sob a classificação de "testada no campo" e é exportado em todo o mundo.

O comércio militar com Israel e as relações de pesquisa militar conjunta incentivam a impunidade de Israel enquanto comete violações graves do direito internacional e facilitam a consolidação de um sistema israelense de ocupação, colonização e negação sistemática dos direitos dos palestinos.

Apelamos às Nações Unidas e governos de todo o mundo a tomarem medidas imediatas para aplicar um abrangente e juridicamente vinculativo embargo militar contra Israel, semelhante ao embargo imposto à África do Sul durante o apartheid.

Governos que expressam sua solidariedade com a população palestina em Gaza, a mais atingida pelo militarismo, as atrocidades e a impunidade de Israel, devem começar a cortar todos os laços militares com Israel. Os palestinos hoje precisam da solidariedade efetiva não caridade."_

Alguns dos signatários:

Arch Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz, África do Sul
Rigoberta Mench, Prêmio Nobel da Paz, Guatemala
Mairead Maguire, Prêmio Nobel da Paz, a Irlanda
Adolfo Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, Argentina
Jody Williams, Prêmio Nobel da Paz, EUA
Betty Williams, Prêmio Nobel da Paz, Reino Unido/Irlanda do Norte
Roger Waters, músico,Reino Unido
Alice Walker, autor, EUA
Frei Betto,teólogo da libertação, Brasil
Zwelinzima Vavi, secretário-geral da COSATU, África do Sul
João Antonio Felicio, presidente da Confederação Sindical Internacional, Brasil
Slavoj Zizek, filósofo,Eslovénia
Nurit Peled, Academics, Israel
Gillian Slovo, autor, ex-presidente do PEN, Reino Unido
Gita Hariharan, escritora, Índia
Federico Mayor Zaragoza, ex-diretor geral da UNESCO, Espanha
Chris Hedges, jornalista, Prêmio Pulitzer de 2002, EUA
Botas Riley, rapper, poeta, produtor de artes, EUA
Noam Chomsky, filósofo, comentador político, EUA
Ilan Pappe, historiador, Israel
John Dugard, ex-juiz do Tribunal Internacional de Justiça, África do Sul
John Pilger, jornalista e cineasta, Austrália
Richard Falk, ex-relator especial da ONU sobre os Territórios Palestinos Ocupados, EUA
Coodavia Ismail, ex-embaixador da África do Sul de Israel
Judith Butler, teórico de gênero, Theodor W. Adorno Award, EUA


Endereço da página: