Folha de S. Paulo


Governo federal hospeda Raúl Castro na Granja do Torto; oposição critica

O ditador de Cuba, Raúl Castro, está hospedado em uma das residências oficiais da Presidência em Brasília. A Granja do Torto, raramente usada pela presidente Dilma Rousseff, foi cedida à delegação cubana.

Trata-se de uma rara deferência a um chefe de Estado e, segundo fontes do governo, reforça mais uma espécie de simbolismo do que de necessidade.

Não há demanda, por exemplo, por segurança especial, ao contrário do esquema armado para chefes de Estado da China e da Rússia.

A questão seria mostrar a proximidade, segundo a Folha apurou, já que recebê-lo na casa de campo da presidente demonstra maior intimidade, um relacionamento próximo. Um assessor do governo disse que ele está no Torto a convite.

OPOSIÇÃO CRITICA

Líderes da oposição na Câmara dos Deputados criticaram a hospedagem.

Para o líder do PSDB na Casa, Antônio Imbassahy (BA), o tratamento concedido pelo governo brasileiro é "absolutamente extravagante". Para o líder do DEM, Mendonça Filho (PE), a deferência concedida pelo governo brasileiro ao cubano demonstra que "a Granja do Torto está se tornando a embaixada da ditadura [cubana] no Brasil".

Imbassahy afirmou que o partido irá enviar um requerimento ao Ministério das Relações Exteriores para questionar quanto está sendo gasto para hospedar a comitiva cubana e os motivos que levaram ao convite.

"Também vamos perguntar por que isso foi mantido em sigilo pelo Palácio do Planalto, o que é mais absurdo ainda", afirmou.

O deputado apresentará também um requerimento para convocar o ministro Luiz Alberto Figueiredo na Comissão de Relações Exteriores da Câmara. O pedido, no entanto, poderá demorar para ser analisado já que a Casa funcionará por apenas quatro dias em agosto e setembro, devido ao período eleitoral.

ENCONTRO DA CELAC

Castro está no Brasil para encontro da Celac, grupo composto por Cuba, Costa Rica, Equador e Antígua e Barbuda, com países da América Latina e a China. A reunião deverá acontecer na parte da tarde desta quinta-feira (17), no Palácio do Itamaraty.

Quando presidente, Lula recebeu o então presidente dos EUA, George W. Bush, por quatro horas na Granja do Torto, em sua primeira visita ao Brasil, em 2005. Ele não estava hospedado lá. Após a reunião dos chefes de Estado, ambos deram coletiva de traje informal, com roupa esporte.


Endereço da página: