Folha de S. Paulo


Cúpula da Igreja Anglicana aprova ordenação de mulheres bispos

Em uma iniciativa histórica, o sínodo da Igreja Anglicana aprovou nesta segunda-feira (14) a ordenação de mulheres bispos. A instituição já permitia a ordenação de mulheres padres desde 1992.

O Sínodo Geral da instituição votou pela aprovação da regra durante um encontro em York, na Inglaterra. O chefe da igreja, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, e o premiê britânico, David Cameron, eram favoráveis à mudança.

A proposta foi aprovada em uma votação realizada pelos membros das três câmaras que compõem o órgão executivo da Igreja Anglicana –laicos, clérigos e bispos.

Entre os bispos, houve 37 votos a favor, dois contra e uma abstenção. Já a votação dos clérigos teve 162 favoráveis à medida, 25 contrários e quatro abstenções. Já entre os laicos, houve 152 votos a favor, 45 contra e cinco abstenções.

As primeiras nomeações de mulheres como bispas podem ser feitas já em 2015.

Há dois anos, um projeto similar foi derrubado pelo sínodo, por uma maioria de dois terços. Uma minoria conservadora diz que a mudança contraria os ensinamentos da Bíblia.

Existem cerca de 80 milhões de anglicanos espalhados por mais de 160 países.

A Igreja da Inglaterra, surgida de um cisma da católica, é a Igreja mãe da comunidade anglicana, que conta com 80 milhões de fieis em 165 países do mundo.

No entanto, a aprovação desta reforma pelo sínodo inglês não obrigará as outras igrejas anglicanas a ordenar mulheres bispos.

Outras Igrejas anglicanas, como em Gales, Estados Unidos, Austrália, Canadá e Suazilândia, já autorizam a ordenação de mulheres como bispos.


Endereço da página: