Folha de S. Paulo


Tropas israelenses fazem ataque terrestre na faixa de Gaza

Tropas israelenses invadiram neste sábado (12) um local na faixa de Gaza que, segundo o governo do país, era usado para o lançamento de foguetes de longo alcance contra Israel. Esta foi a primeira ofensiva de tropas terrestres israelenses em território palestino desde o início dos conflitos, na semana passada, após as mortes de três jovens israelenses e um palestino.

Os militares entraram na faixa durante uma operação que durou aproximadamente meia hora e na qual ocorreu uma troca de tiros que deixou quatro soldados israelenses "levemente feridos", informaram fontes militares de Israel, segundo as quais a missão se completou com sucesso.

O ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon, disse no sábado (12) que seu governo tinha atingido "alvos significativos" em seus ataques durante os bombardeios que executaram em Gaza contra a organização Hamas.

Em comunicado as Forças Armadas de Israel disseram ter atacado aproximadamente 84 alvos ligados a atividades "terroristas" do Hamas na Faixa de Gaza nas últimas missões.

Com o agravamento da crise, o Conselho de Segurança da ONU pediu um cessar-fogo entre palestinos e israelenses.

Os ministros de relações exteriores de Estados Unidos, França, Alemanha e França se reunirão neste domingo (13), com o mesmo objetivo. Eles irão discutir um acordo de fim das hostilidades para a região.

"Precisamos de uma ação internacional urgente e coordenada, para instaurar um cessar-fogo, como ocorreu em 2012", declarou o chanceler britânico, William Hague.

A operação Margem Protetora, de ofensiva israelense sobre Gaza, chegou ao seu quinto dia com saldo de ao menos 150 palestinos mortos e centenas de feridos –a maioria civis.

O Hamas já lançou cerca de 700 foguetes contra Israel. A maioria foi interceptada pelo sistema "Domo de Ferro".


Endereço da página: