Folha de S. Paulo


Britânicos admitem que foram à Síria se unir a extremistas

Dois jovens admitiram nesta terça-feira (8) à Justiça britânica que passaram oito meses na Síria em 2013 para treinar ao lado de grupos extremistas para ações terroristas.

Agora, aguardam a sentença de prisão para os próximos dias por ligação com planos de terrorismo no Reino Unido. Como confessaram, podem ter a pena atenuada.

Os amigos Mohammed Nahin Ahmed e Yusuf Zubair Sarwar, ambos de 22 anos e que vivem na região de Birmingham, haviam sido presos em janeiro passado no aeroporto de Heathrow, em Londres.

Na época, alegaram que foram à Síria por "razões humanitárias" –a polícia, porém, identificou traços de explosivos nas bagagens e indícios de imagens deles com armas na região de Aleppo, na Síria.

Nesta terça (8), eles admitiram à corte que a viagem teve como motivação se juntar a grupos extremistas para planejar atos terroristas.

No ano passado, a família de Sarwar procurou a polícia para informar o seu desaparecimento e também a descoberta de uma carta em que ele relatara ter se unido a um grupo chamado "Kateeba al Kawthar" –além de anotações dizendo que a Al Qaeda "não era má".

Já na casa de Ahmed, a polícia identificou conversas on-line com um extremista discutindo a entrada para a "jihad", a guerra sagrada. Os dois jovens teriam ditos às famílias que faria uma viagem à Turquia a passeio.

MOVIMENTO

O episódio ocorre em meio à tensão no Reino Unido pelo recente movimento de ao menos 500 jovens britânicos para se juntar a grupos extremistas no exterior, sobretudo na Síria e no Iraque.

Recentemente, Nasser Muthana e Reyaad Khan, de 20 anos e de Cardiff (País de Gales), e Abdul Rakib Amin, 25, de Aberdeen (Escócia), apareceram num vídeo falando em nome do Estado Islâmico (EI), grupo dissidente da Al Qaeda. Eles abandonaram tudo em troca da jihad.


Endereço da página: