Folha de S. Paulo


Vice-presidente argentino vai de gerente da economia a problema

O vice-presidente argentino, Amado Boudou, era ministro da Economia quando o PIB do país cresceu 9,2%, segundo dados oficiais. Também foi responsável por uma rodada de negociação de títulos de dívida que não estavam sendo honrados.

Sua gestão foi de 2009 até o fim de 2011. No ano seguinte, assumiu a Vice-Presidência e se transformou num dos maiores problemas internos da presidente Cristina Kirchner -o único vice na história do país a responder no cargo a um processo criminal.

Apesar de Boudou se dizer kirchnerista, a identificação com a corrente política liderada por Cristina nem sempre foi tão forte. "Ele tinha características diferentes das de um kirchnerista típico", diz a deputada de oposição Patricia Bullrich, que cita um comportamento "de ostentação".

David Fernández - 9.jun.2014/Efe
Amado Boudou chega a tribunal de Buenos Aires para audiência de seu processo
Amado Boudou chega a tribunal de Buenos Aires para audiência de seu processo

O político é conhecido como um economista-roqueiro. Ele já tocou guitarra em diversas apresentações da banda Mancha de Rolando, e há várias fotografias dele pilotando motos Harley-Davidson.

Além da imagem extravagante, outra coisa que o distingue dos kirchneristas mais tradicionais é a ausência de uma história de militância.

Boudou não começou a carreira política como peronista, como Cristina e seu marido e antecessor, Néstor (1950-2010), mas sim na UCeDé, sigla de direita. Economista de formação, concluiu o mestrado numa faculdade de tradição liberal, a Ucema.

"Era bom aluno, acima da média", diz Germán Coloma, professor da instituição. Coloma conta que, na época, Boudou era funcionário do órgão gestor da previdência, a Anses (Administração Nacional da Seguridade Social).

Lá, ele respondia a Sergio Massa -ex-kirchnerista que, hoje na oposição, é o pré-candidato mais bem colocado nas pesquisas para a eleição presidencial de 2015. Massa foi chefe de gabinete de Cristina de 2008 a 2009 e indicou aos Kirchner o nome de Boudou para dirigir a Anses.

A Folha procurou a assessoria de Massa para comentar, mas não obteve resposta. A assessoria de imprensa do vice também não respondeu às questões desta reportagem.

CASA DA MOEDA

Boudou alega que o escândalo que resultou no processo é fruto de perseguição da mídia. Quando dirigia a Anses, ele fechou os fundos de pensão privados -segundo o vice, anunciantes importantes. Pouco depois, tornou-se ministro da Economia.

No ministério, Boudou constatou o sucateamento da Casa da Moeda. Na imprensa, falava-se em contratar o órgão análogo do Brasil para imprimir cédulas argentinas.

A gráfica Ciccone, que fizera serviços semelhantes, poderia ser acionada -mas, endividada e sem os impostos em dia, ela não teria como ser fornecedora do Estado.

De repente, um investidor desconhecido, The Old Fund, aportou dinheiro na gráfica. A situação no Fisco também melhorou: um pedido de quebra foi levantado. Assim, em 2012, a Casa da Moeda terceirizou uma parte da produção de cédulas para a Ciccone.

É justamente o papel de Boudou nessa operação que pode levá-lo à prisão. O juiz Ariel Lijo suspeita que The Old Fund seja, na verdade, do próprio vice-presidente. E que ele, quando ministro, acelerou o processo para reabilitar a gráfica. Caso isso seja comprovado, o economista-roqueiro pode pegar uma sentença de até seis anos.


Endereço da página: