Folha de S. Paulo


Presos chilenos assistirão filmes gays para erradicar homofobia das prisões

Um acordo do governo chileno com uma entidade de direitos dos homossexuais vai levar às penitenciárias do país filmes sobre minorias sexuais. O objetivo é erradicar a homofobia nas prisões.

O projeto está previsto no convênio assinado nesta sexta-feira (27) entre a guarda prisional e o Movimento de Libertação Homossexual (Movilh).

Logo após a assinatura do acordo, na Prisão Santiago 1, na capital do país, foi exibido em um telão um curta-metragem espanhol sobre a diversidade sexual.

O compromisso prevê também a realização de capacitação e cursos sobre diversidade sexual para guardas e presos, além da promoção de concursos literários sobre o tema.

O projeto propõe ainda avanços em políticas contra a discriminação e mostras de cinema sobre a diversidade sexual aos presos.

"Nas prisões são comuns os abusos por razão da orientação sexual ou identidade de gênero entre os presos e as formas de expressão são brutais. Este é um setor de maior ou dupla vulnerabilidade que precisa de intervenção urgente e isso será feito a partir de amanhã", afirmou Rolando Jiménez, diretor da área de direitos humanos do Movilh.

A iniciativa, que é respaldada pelas embaixadas do Reino Unido e da União Europeia, faz parte da comemoração dos 45 anos do surgimento das marchas do Orgulho Gay no mundo.


Endereço da página: