Folha de S. Paulo


Com 50% dos votos, presidente Juan Manuel Santos é reeleito na Colômbia

De virada, o presidente colombiano Juan Manuel Santos, 62, foi reeleito neste domingo para um novo mandato. Revertendo a derrota no primeiro turno, no último dia 25, o mandatário obteve 50% dos votos, contra 45% obtidos por Óscar Ivan Zuluaga.

O resultado representa uma dura derrota para o ex-presidente Álvaro Uribe, que apadrinhava a candidatura de Zuluaga e esperava voltar a influenciar a política nacional com a vitória deste.

Nas últimas semanas, Santos reforçou o discurso em defesa do acordo de paz com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), iniciado em Havana há 18 meses, e anunciou negociações com o ELN (Exército de Libertação Nacional). A Colômbia enfrenta 50 anos de conflito com as guerrilhas, que causou mais de 250 mil mortes e o deslocamento de 5 milhões de pessoas de suas casas.

O presidente também reforçou a propaganda sobre os êxitos econômicos de seu governo. O país tem uma perspectiva de crescimento de 4% em 2014, e, durante sua gestão, baixou os índices de desemprego, inflação e informalidade.

Além disso, recebeu adesões à esquerda, como a da líder do Pólo Democrático, Clara Lopez, e do verde Antanas Mockus, e à direita, com parte do partido conservador. Intelecuatuais, artistas e acadêmicos de diferentes vertentes ideológicas, também saíram a defender Santos como única alternativa para alcançar a paz.

Já Zuluaga, cuja publicidade é comandada pelo brasileiro Duda Mendonça, preferiu direcionar sua campanha para outras questões, como a violência urbana e a educação. Um spot que mostrava uma mulher enraivecida atirando laranjas teve efeito negativo, ao reforçar uma ideia de rancor social e polarização violenta do debate.

Sua defesa de interrupção das negociações com as Farc causou um incômodo também do ponto de vista internacional, levando a ONU e a imprensa de países europeus a defenderem a reeleição de Santos.

Revertendo também um quadro de alta abstenção do primeiro turno (59,8%), Santos venceu em grandes cidades como Bogotá e Cali, e confirmou sua influência na região costeira do país. Em Barranquilla, ganhou por mais de 78%.

"Meu compromisso é trabalhar pela paz negociada, para avançar sem ódio, sem rancores, que sejamos um país onde se respeitem as diferenças, as ideias e os valores democráticos."

Já Zuluaga venceu em Medellín e no interior do país, zonas mais conflagradas por conta do embate do Exército com a guerrilha.

No final da tarde, Zuluaga reconheceu a derrota, dizendo que teve de enfrentar "uma maquinária estatal e muitos obstáculos". Parabenizou Santos e fez um longo elogio ao padrinho. "Tenho muito orgulho de ter sido o candidato de Uribe. Nossa luta continua."


Endereço da página:

Links no texto: