Folha de S. Paulo


Cinco são condenados à prisão por morte de jornalista russa

Um tribunal de Moscou condenou nesta segunda-feira (9) à prisão perpétua o organizador e o autor do assassinato da jornalista russa Anna Politkovskaya em 2006.

Além disso, três cúmplices foram condenados a penas de entre 12 e 20 anos de prisão.

Os magistrados consideraram Rustam Majmudov culpado de atirar contra a jornalista, enquanto Lom Ali Gaitukayev, tio do condenado, foi apontado como o organizador do crime.

O tribunal também condenou a 20 anos de prisão um policial moscovita, Serguei Jadzhikurbanov, por participação no planejamento do assassinato.

Os dois irmãos do autor material, Ibrahim e Dzhabrail Majmudov, cumprirão penas de 12 e 14 anos de prisão, respectivamente, por perseguição à jornalista e por terem avisado Rustam sobre a chegada da repórter a seu prédio, onde ela foi assassinada.

A promotoria havia solicitado penas de entre 15 anos e prisão perpétua para os cinco acusados, enquanto os advogados dos filhos da vítima pediram ao tribunal clemência para Ibrahim e Dzhabrail, pois consideravam que haviam desempenhado um papel menor no crime.

Mas até o momento as pessoas que encomendaram o assassinato não foram identificadas.

Em 2012 o ex-policial Dmitri Pavliushenkov foi condenado a 12 anos de prisão por ter fornecido a arma ao assassino e por ter localizado a repórter.

O assassinato da jornalista, que trabalhava para o jornal Novaya Gazeta, muito crítico sobre a política do Kremlin na Chechênia, provocou uma grande comoção e despertou a indignação da imprensa estrangeira, assim como das organizações de defesa dos direitos humanos.

Alguns réus foram julgados novamente, depois que um tribunal de primeira instância anunciou a absolvição em 2009.


Endereço da página: