Folha de S. Paulo


Novo primeiro-ministro toma posse na Índia e promete 'país forte'

Narendra Modi foi empossado como primeiro-ministro da Índia, em uma cerimônia no palácio presidencial de Nova Déli nesta segunda-feira (26), depois de uma vitória eleitoral arrebatadora que pôs fim a dois mandatos de governo da dinastia Nehru-Gandhi.

Milhões de indianos assistiram à posse ao vivo na televisão quando o líder nacionalista hindu fez o juramento com os membros de seu gabinete no pátio do palácio.

A chegada ao poder de Modi, líder do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP), representa uma guinada para a direita da Índia, que foi governada durante os últimos 10 anos pelo Partido do Congresso da dinastia Nehru-Gandhi.

Harish Tyagi/Efe
Narendra Modi toma posse como premiê no palácio presidencial de Nova Déli, na Índia
Narendra Modi toma posse como premiê no palácio presidencial de Nova Déli, na Índia

Modi, filho de um vendedor de chá, de 63 anos, conquistou a maioria mais ampla no Parlamento dos últimos 30 anos, com um programa centrado na retomada do crescimento e na criação de empregos.

"Juntos, vamos escrever um futuro glorioso para a Índia. Vamos juntos sonhar com uma Índia forte, desenvolvida e que até mesmo se envolva ativamente na comunidade global para fortalecer a causa da paz e do desenvolvimento mundial", disse ele.

A pompa e a cerimônia marcaram o evento em Rashtrapati Bhavan, uma mansão de arenito da era colonial, com 340 quartos, no coração de Nova Déli, com a presença de cerca de 4.000 convidados, entre os quais desde membros da família derrotada Nehru-Gandhi a industriais, atores de Bollywood, líderes religiosos e de vários países vizinhos.

LÍDERES

Modi convidou os líderes de todo o sul da Ásia para a sua cerimônia de posse, incluindo o primeiro-ministro Nawaz Sharif do inimigo Paquistão, num gesto sem precedentes.

Os países mantêm uma inflamada rivalidade desde a descolonização britânica, em 1947. Índia e Paquistão se enfrentaram desde então em três guerras e em vários conflitos menores, especialmente pela soberania da região fronteiriça da Caxemira.

Mesmo antes de sua posse, Modi conseguiu destaque no cenário global, onde já foi tratado com desconfiança. Ele falou com os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia e se tornou uma das apenas três pessoas que primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, segue no Twitter.

O governo norte-americano já negou um visto a Modi em 2005, mas o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agora o convidou para visitar a Casa Branca.


Endereço da página: