Folha de S. Paulo


Rivais Fatah e Hamas marcam reunião de reconciliação em Gaza

Delegações das facções rivais palestinas Fatah e Hamas tinham encontro previsto para hoje, na faixa de Gaza, para negociar a reconciliação após anos de divisão política.

A rodada de discussões tem por meta implementar acordos anteriores mediados por Egito e Qatar e, assim, encerrar a longa crise na liderança palestina a partir da realização de eleições legislativas e presidenciais. Também deve ser discutido um governo de conciliação.

O movimento é resultado de forte pressão política exercida tanto na facção Fatah, diante do aparente fracasso de suas negociações com Israel, quanto no Hamas, sufocado pela crise econômica em Gaza e pela repressão egípcia.

Wissam Nassar/Xinhua
Palestino participa de protesto em Gaza contra as divisões entre Fatah e Hamas
Palestino participa de protesto em Gaza contra as divisões entre Fatah e Hamas

Um conflito havia dividido as facções após a vitória do Hamas nas eleições legislativas de 2006, levando a um embate violento no ano seguinte. Desde então, Hamas governa a faixa de Gaza enquanto o Fatah tem poder na Cisjordânia.

O Hamas libertou recentemente uma série de prisioneiros do Fatah como gesto de boa vontade em relação a essas negociações.

De acordo com Mustafa Barghuti, secretário-geral da Iniciativa Nacional Palestina, a delegação enviada a Gaza tem cinco membros, incluindo o empresário palestino Munib al-Masri.

A divisão entre Fatah e Hamas tem repercussões diretas nas negociações de paz entre Israel e a liderança palestina, já que os EUA apoiam o Fatah como interlocutor ideal com o governo israelense.

O Hamas é visto pela comunidade internacional como uma organização extremista, e Israel nota que sua presença na mesa de negociações poderia vir a azedar as conversas.

Mas, dado que as negociações de paz entre Israel e a liderança do Fatah parecem rumar ao fracasso, a reaproximação com o Hamas pode servir de estratégia ao presidente palestino Mahmoud Abbas para apresentar-se como líder de um território unificado que inclua Cisjordânia e Gaza.

Procurados pela reportagem da Folha, representantes do Fatah e do Hamas não estavam disponíveis para comentar os eventos recentes.


Endereço da página: