Folha de S. Paulo


Boko Haram sequestra mais de cem meninas em escola na Nigéria

Mais de cem meninas foram sequestradas em seu colégio no Estado de Borno, no nordeste da Nigéria, por islamitas, aparentemente, do grupo Boko Haram, embora estes não tenham reivindicado o ataque.

Emmanuel Sam, secretário de educação para a cidade de Chibok, onde o ataque ocorreu na segunda-feira à noite, havia confirmado o ataque contra a escola pública para meninas local.

O grupo islamita Boko Haram – cujo nome significa "a educação ocidental é um pecado" na língua hausa – ataca com regularidade as escolas desde a sua insurreição, que resultou em milhares de mortes desde 2009.

O Boko Haram atua principalmente na metade norte da Nigéria, onde a maioria da população é cristã.

De acordo com um habitante que pediu anonimato, homens armados chegaram "em caminhões e em motocicletas e foram para a escola".

A polícia chegou a seguir um caminhão que levou as meninas e recuperou o veículo "fora de serviço no mato, mas vazio", segundo uma fonte de segurança.

"Estamos agora tentando localizar as meninas raptadas", acrescentou.

Segundo a BBC, uma das meninas sequestradas que conseguiu escapar afirmou que as estudantes estavam dormindo quando os militantes invadiram o local.

"Três homens entraram no nosso quarto e nos falaram para não ficar em pânico. Depois descobrimos que eles estavam entre os sequestradores", afirmou, à emissora britânica.


Endereço da página: