Folha de S. Paulo


Pró-russos tomam sede do Ministério do Interior da Ucrânia em Donetsk

Ativistas pró-russos tomaram neste sábado a sede do departamento do Ministério do Interior da Ucrânia para a região de Donetsk —de maioria étnica russa—, no sudeste do país.

Sobre o edifício balançam as bandeiras da autoproclamada "república popular de Donetsk" e das "milícias populares de Donbass (bacia carvoeira de Donetsk)", comprovou a agência Efe.

Várias dezenas de ativistas, alguns deles com tacos de beisebol, vigiam a entrada da sede do departamento do Interior, e na frente instalaram um poste fronteiriço russo para marcar simbolicamente o território.

Efe
Ativistas pró-russos dentro da sede do departamento do Ministério do Interior da Ucrânia para a região de Donetsk
Pró-russos dentro da sede do departamento do Ministério do Interior da Ucrânia para a região de Donetsk

Os policiais que se encontravam nas dependências não só não ofereceram resistência à tomada do edifício, mas inclusive passaram às fileiras dos manifestantes.

A sede do departamento do Interior é o segundo edifício do governo em Donetsk, capital da região homônima, que cai em poder dos ativistas pró-russos, depois de no domingo tomarem a sede do governo regional, que mantêm até hoje.

Os pró-russos também tomaram o controle de três delegacias policiais em cidades da região de Donetsk —Slaviansk, Krasni Liman e Druzhkovka— sem ter havido confrontos entre os manifestantes e as forças da ordem.

A prefeita de Slaviansk, Nelia Shtepa, expressou o apoio do governo local aos ativistas armados que tomaram a delegacia de sua cidade.

"Conheço muitos deles, são gente nossa e exigem a realização de um referendo. Estamos todos de acordo, não posso negar", ressaltou Shtepa.

Na sede do governo local de Slaviansk foi içada a bandeira da Rússia.

Diante da gravidade da situação, o presidente interino da Ucrânia, Aleksandr Turchinov, destituiu o chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia para a região de Donetsk, Valeri Ivanov, confirmou hoje o escritório de imprensa do chefe do Estado.


Endereço da página: