Folha de S. Paulo


Brigas durante eleições municipais na Turquia deixam ao menos oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em confrontos entre partidários de diferentes candidatos a prefeito nas eleições municipais realizadas neste domingo na Turquia, de acordo com a imprensa local.

A votação foi encerrada às 18h em Istambul (12h em Brasília).

Na província de Sanliurfa, no sudeste do país e perto da fronteira com a Síria, seis pessoas morreram em uma briga entre partidários de candidatos do partido AKP (do governo) e do BDP (ligado aos curdos). Em Hatay, também ao sudeste, houve outras duas mortes em uma briga.

Confrontos similares ocorreram em outras cinco cidades, com um saldo total de 30 pessoas feridas, 14 delas com gravidade. Um dos incidentes aconteceu em Kucukcayir, cidade natal do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, onde um policial ficou ferido ao tentar separar dois candidatos.

Outros dois agentes ficaram feridos em outro confronto entre simpatizantes do AKP e do BDP na província de Diyarbakir, também no sudeste.

Efe
Ativista do Femen protesta contra o primeiro-ministro turco, Recep Erdogan, durante votação das eleições municipais da Turquia
Ativista do Femen protesta contra o primeiro-ministro turco, Recep Erdogan, durante votação das eleições municipais da Turquia

Em Istambul, duas ativistas da rede feminista de protesto Femen invadiram o colégio eleitoral onde Erdogan vota e deixaram os seios à mostra.

Tanto a oposição como o governo consideram essas eleições como um espécie de avaliação do primeiro-ministro islamita, acusado de corrupção e de crescente autoritarismo.

A imprensa local fala em um elevado comparecimento às urnas, com longas filas em frente aos colégios eleitorais, e o próprio Erdogan declarou, após votar, que a participação popular era muito alta.


Endereço da página: