Folha de S. Paulo


FBI diz estar próximo de concluir investigação sobre avião desaparecido

O diretor da polícia federal norte-americana (FBI), James Comey, declarou a um subcomitê da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira que sua agência deve terminar dentro de um ou dois dias uma investigação dos arquivos de computador relacionados ao avião desaparecido da Malásia.

Comey, que falava ao subcomitê de verbas sobre o pedido de orçamento de 2015 do FBI, disse que as autoridades malasianas deram à polícia federal norte-americana materiais de computação forense e que a análise está quase completa.

"Tenho equipes trabalhando dias e noites para explorar isso", disse ele. "Não quero falar mais sobre isso em uma audiência pública, mas espero a conclusão para muito em breve. Dentro de um dia ou dois terminaremos o trabalho".

Comey não disse quais resultados espera da análise do FBI e negou que as autoridades da Malásia tenham sido resistentes à assistência oferecida pela polícia na investigação do voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido há mais de duas semanas.

A busca pelo avião continuava nesta quarta-feira, quando novas imagens de satélite revelaram mais de 100 objetos no sul do oceano Índico que podem ser destroços da aeronave. O Boeing-777 partiu no sábado (8) de Kuala Lumpur a Pequim com 239 pessoas a bordo.

SATÉLITES

A companhia europeia Airbus mobilizou cinco satélites para buscar os restos do avião desaparecido da Malaysia Airlines na região do Oceano Índico onde acredita-se que caiu, e que já permitiram captar 122 imagens de objetos.

A Divisão de Defesa e Espaço da Airbus informou que são utilizados satélites militares de observação "Pleiades 1A" e "Pleiades 1B", do Ministério de Defesa da França; satélites de geo-observação "Spot-5" e "Spot-6", explorados comercialmente para oferecer imagens a empresas que solicitam; e o satélite radar "TerraSAR-X".

Em declaração pública, a divisão explicou que os satélites foram programados para fazer imagens das regiões onde acredita-se que o Boeing-777 da Malaysia Airlines caiu, e que cobriram uma superfície de 3.099.850 quilômetros quadrados no Índico.


Endereço da página: