Folha de S. Paulo


Prefeito oposicionista é detido na Venezuela por fomentar protestos

O prefeito de San Cristóbal, na Venezuela, Daniel Ceballos, foi detido nesta quarta em Caracas. Ele é uma das principais vozes do partido oposicionista Vontade Popular (VP), ao qual também pertence Leopoldo López, político preso em fevereiro, acusado de ser incitar os protestos que atingem o país.

Segundo o jornal "El Universal" acredita-se que Ceballos tenha sido preso por agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional. A informação foi divulgada pelo VP.

Também de acordo com o partido, Ceballos estava junto com seus advogados durante a detenção e não foi apresentado um mandado.

Já o ministro do Interior, Miguel Rodríguez, afirmou que a detenção se deu pelo prefeito fomentar uma "rebelião civil" e instigar à violência. San Cristóbal tem sido palco de diversos protestos contra o governo de Nicolás Maduro.

"O 1º Tribunal do estado de Táchira, através do Ministério Público, decretou a captura do prefeito Daniel Ceballos (...), o que já foi efetuado pelo Serviço Bolivariano de Inteligência", disse Rodríguez ao canal estatal VTV.

Nesta quarta, um porta-voz de Ceballos havia acusado grupos de "coletivos" –motoqueiros armados que atuam em apoio ao governo– de matar um manifestante na cidade, o estudante Anthony Rojas.

Um funcionário da prefeitura de Caracas também foi assassinado na noite da terça-feira, elevando para 31 o total de mortos relacionados a protestos.


Endereço da página: