Folha de S. Paulo


Maduro se encontra com ator Sean Penn e pede diálogo com EUA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se reuniu no domingo (9) com o ator americano Sean Penn. Durante o encontro, Maduro pediu que Penn transmita o "desejo de seu país de ter relações de respeito e diálogo com os Estados Unidos".

"Conversamos sobre o bom interesse que temos, pedi que Penn transmita onde puder o maior interesse que temos, que eu tenho como presidente, de avançar nas relações de diálogo, junto com o novo embaixador Maximilien Arveláiz em Washington", disse Maduro.

O encontro ocorreu no palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano, e contou também com a presença do primeiro-ministro do Haiti, Laurent Lamothe.

Miraflores Palace/Reuters
Nicolas Maduro (direita) se encontrou com Sean Penn (esquerda) e o premiê do Haiti, Laurent Lamothe
Nicolas Maduro (direita) se encontrou com Sean Penn (esquerda) e o premiê do Haiti, Laurent Lamothe

Maduro ressaltou que a Venezuela tem "as melhores relações com o povo dos Estados Unidos, seus artistas, seus intelectuais, seus líderes sociais, sindicais, afro-americanos, latinos", e que "nunca antes" houve relações como as de agora.

"Antes não tínhamos relações com os Estados Unidos, somente os filmes que víamos e as novelas, nada mais, e a música, gostávamos do rock de Jimi Hendrix e Janis Joplin", acrescentou.

Segundo o presidente, os três conversaram sobre diversos temas como a possibilidade de adquirir tablets fabricados no Haiti para entregá-los aos jovens.

"Estabelecemos um acordo para aprofundar o plano e poder entregar os tablets aos estudantes universitários venezuelanos o mais breve possível. A meta é de 2,6 milhões de aparelhos", afirmou o presidente, segundo informou a Agência Venezuelana de Notícias.

As relações bilaterais entre Venezuela e Estados Unidos enfrenta sucessivos desencontros diplomáticos, após a decisão de Caracas de expulsar oito funcionários americanos acusados de desestabilização no país.


Endereço da página: