Folha de S. Paulo


Parlamento da Crimeia retira bandeira da Ucrânia e antecipa referendo

O presidente do parlamento da república autônoma ucraniana da Crimeia, Vladimir Konstantinov, anunciou hoje que no referendo convocado para 30 de março perguntará à população se ela deseja que a região tenha "estatuto estatal".

A data originalmente anunciada, 25 de maio, foi adiantada devido ao avanço das tropas russas sobre a região. Pouco depois da entrevista coletiva, um caminhão com escada retirou as bandeiras da Ucrânia da fachada do prédio, substituindo-as por bandeiras da Crimeia. Seis em cada dez habitantes da Crimeia são russos étnicos.

"Vamos propor a questão sobre a mudança do estatuto de autonomia da Crimeia para o de estatuto estatal. E, sobre essa base, pretendemos construir relações com o poder central sobre princípios contratuais", disse Konstantinov.

Konstantinov afirmou que o Legislativo da Crimeia não reconhece as novas autoridades de Kiev, empossadas após três meses de revolta popular. "Temos até hoje um presidente legítimo, no qual votou a maioria da população da Crimeia, e ele é Viktor Yanukovich", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: