Folha de S. Paulo


Separatistas de Xinjiang realizaram ataque em estação na China, diz agência

Separatistas da região noroeste chinesa de Xinjiang teriam realizado o ataque a uma estação de trem que deixou ao menos 33 mortos e cerca de 130 de feridos neste sábado, segundo a agência de notícias Xinhua, que cita o governo da cidade de Kunming.

Segundo a agência, as evidências na cena do ataque (a estação de Kunming), por um grupo de pessoas vestidas de preto e armadas com facas, apontam para os separatistas de Xinjiang, uma vasta região povoada pela minoria uigur, em sua maioria muçulmana.

Vítimas descreveram os agressores como pessoas vestidas de preto entrando na estação na província de Yunnan, no sudoeste da China, e atacando indiscriminadamente.

Editoria de Arte/Folhapress

O ataque deixou 33 mortos e mais de 130 feridos, disse a Xinhua, citando autoridades locais.

A polícia matou pelo menos quatro agressores.

Xinjiang é periodicamente atingido por ataques violentos entre moradores locais e forças de segurança, mas ataques como esse são raros em qualquer lugar da China.

Lin Yiguang/Xinhua
Exterior de estação onde aconteceu ataque que matou 29 pessoas na China
Exterior de estação onde aconteceu ataque que matou 29 pessoas na China

Pequim sustenta que o conflito em Xinjiang é causado por grupos terroristas que buscam um estado independente, uma explicação rejeitada por grupos de direitos humanos uigur que protestam contra a repressão da religião e discriminação econômica.


Endereço da página: