Folha de S. Paulo


OEA pode realizar reunião extraordinária sobre Venezuela

A Organização dos Estados Americanos analisará nesta quinta-feira a proposta do Panamá de convocar uma reunião de chanceleres para se buscar uma solução à crise na Venezuela, sacudida há três semanas por uma onda de protestos, informou o próprio organismo nesta terça-feira.

A sessão extraordinária do Conselho Permanente da OEA "analisará o pedido do Panamá para a convocação de uma reunião de consulta de ministros das Relações Exteriores para considerar a situação na Venezuela", destaca o comunicado.

O chanceler panamenho, Francisco Álvarez De Soto, propôs nesta terça a "convocação urgente" de uma reunião de chanceleres dos países membros da OEA para discutir ideias "e encontrar uma solução através do diálogo entre venezuelanos".

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, enfrenta três semanas de protestos, os maiores desde que chegou ao poder, há dez meses, após suceder o finado presidente Hugo Chávez. A onda de manifestações se alastrou por diversas cidades do país e já deixou 14 mortos e mais de cem feridos.

O caso venezuelano já foi discutido, na quarta-feira passada, durante sessão ordinária do Conselho Permanente da OEA, apesar de não integrar a agenda. O debate saiu a pedido dos Estados Unidos, que condenaram a violência e fizeram um apelo ao diálogo.


Endereço da página: