Folha de S. Paulo


Fidel Castro tem encontro com brasileiro Frei Betto em Havana

O ex-presidente cubano Fidel Castro sustentou uma "prolongada conversa" em Havana com o intelectual brasileiro Frei Betto, no domingo (16).

Na visita, os dois abordaram "as manifestações juvenis que ocorrem em diversas partes do mundo", entre outros temas, informou nesta segunda-feira a imprensa oficial.

Durante o encontro, que ocorreu na parte da tarde, Castro e Betto também comentaram sobre a atual conjuntura internacional, indicou uma breve nota publicada na capa do jornal oficial "Granma", a qual era acompanhada de uma imagem dos dois juntos.

AFP
Foto divulgada pelo site Cubadebate em que Frei Betto aparece conversando com Fidel Castro
Foto divulgada pelo site Cubadebate em que Frei Betto aparece conversando com Fidel Castro

A nota ainda faz menção às "fraternais relações" que o líder cubano mantém há anos com o escritor, antropólogo e filósofo brasileiro.

O frade dominicano Carlos Alberto Libânio Christo, mais conhecido por "Frei Betto", é autor de "Fidel e a Religião" (1985), livro que se baseia em uma longa entrevista com o então ditador de Cuba, que falou sobre sua formação pessoal e sua visão de religião.

Fidel Castro, 87, encontra-se fora do poder desde 2006, quando uma grave doença o obrigou a transferir o governo cubano ao seu irmão Raúl, quem foi confirmado como comandante do país caribenho em 2008.

O líder da revolução cubana vive afastado da vida pública, embora seja visitado frequentemente por diversas personalidades que viajam à ilha, como o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, por exemplo.


Endereço da página: