Folha de S. Paulo


Britânicos recordam Stuart Hall, 'pai do multiculturalismo'

Acadêmicos, escritores e políticos fizeram homenagens a um dos maiores intelectuais britânicos, o sociólogo e teórico cultural Stuart Hall, morto na segunda, 10 de fevereiro, aos 82 anos.
Conhecido como o "pai do multiculturalismo", Hall exerceu enorme influência sobre os debates acadêmicos, políticos e culturais ao longo de mais de seis décadas.

Nascido na Jamaica, Hall foi professor de sociologia na Open University entre 1979 e 1997, coroando uma carreira iniciada quando ele se tornou pesquisador no primeiro centro de estudos culturais do Reino Unido, na Universidade de Birmingham, em 1964.

Mais tarde, Hall assumiu a direção do centro e se tornou figura-chave no desenvolvimento dos estudos culturais como disciplina acadêmica.

David Levene - 2.fev.2012/"The Guardian"
Hall durante entrevista ao jornal
Hall durante entrevista ao jornal "The Guardian", em 2012

Mas seu impacto foi sentido também fora da academia. Os escritos de Hall sobre raça, gênero, sexualidade e identidade e sobre os vínculos entre preconceito racial e mídia nos anos 70 foram considerados revolucionários.

Para a deputada Diane Abbott, Hall era "um herói, um homem negro que superou limites impostos pelo racismo e foi um dos maiores teóricos culturais de sua geração".

Nos anos 80, Hall escreveu no "Marxism Today", com o qual formou ligação estreita. A crítica do periódico ao thatcherismo –termo que Hall teria cunhado– contestava o pensamento tradicional da esquerda, segundo o qual a cultura era determinada puramente por forças econômicas. Essa nova visão viria a influenciar líderes como o ex-premiê britânico Tony Blair.

O deputado David Lammy elogiou a presciência e o escopo intelectual de Hall, que foi seu amigo: "Era um daqueles acadêmicos totais que conseguiam escrever de maneira incrivelmente erudita, mas também capaz de explicar as coisas de maneira compreensível a pessoas comuns. Era um pensador a quem era impossível ignorar".

Em uma de suas últimas entrevistas, dada ao "Guardian" dois anos atrás, Hall expressou pessimismo sobre a política em geral e os trabalhistas especificamente:

"A esquerda enfrenta problemas. Não tem ideias, não tem análise independente própria e por isso não tem visão. Apenas mede a temperatura e avalia: 'Espere aí, isto aqui não está funcionando, vamos nos deslocar para a direita'. Não tem a visão da política como sendo educativa, da política que muda a visão de mundo das pessoas".

Hall recebeu uma educação tradicional "inglesa" na Jamaica e, em 1951, obteve bolsa de estudos para Oxford.

Diplomou-se em literatura inglesa, mas mais tarde abandonou um doutorado sobre Henry James para se concentrar na política, criando o influente periódico "New Left Review" com os acadêmicos de esquerda Raymond Williams e EP Thompson. Doente havia algum tempo, estava afastado da vida pública.

Tradução de CLARA ALLAIN


Endereço da página: