Folha de S. Paulo


México prende um dos chefes de grupo traficante de Michoacán

O governo do México anunciou nesta terça-feira a prisão de um dos chefes do cartel de drogas "Los Caballeros Templarios".

Dionisio Loya Plancarte, chamado de "El Tío", foi preso na madrugada da segunda-feira (27). Desde 2009, ele era um dos homens mais procurados pela Procuradoria Geral mexicana. Segundo as investigações do governo, Plancarte é encarregado das relações públicas e assessoria de imprensa do grupo.

O grupo dos Templarios controla o tráfico no Estado de Michoacán dede 2011. Desde fevereiro de 2013, moradores da região se organizam em grupos de autodefesa para combater os traficantes, alegando inação do governo.

Neste mês, o governo lançou uma operação militar para retomar o controle de cidades sob o poder de milícias e pediu que civis deixem as armas e confiem a segurança local ao Estado.

Plancarte é o segundo líder dos traficantes que foi preso desde o início da operação. No último dia 19, o governo anunciou a prisão de Jesús Vázquez Macías, conhecido como "El Toro".

ACORDO

Também nesta terça, os grupos de autodefesa chegaram a um acordo de oito pontos com os governos federal e estatal.

O acordo define a institucionalização dos grupos armados civis, que serão incorporados aos Corpos de Defesa Rurais controlados pela Secretaria de Defesa Nacional.


Endereço da página: