Folha de S. Paulo


Polícia encontra tigre siberiano morto em carro na China

A polícia de Wenzhou, no sudeste da China, encontrou um tigre siberiano morto dentro de um carro na cidade homônima. Um homem foi preso e acusado de crime ambiental por ter matado o animal, que é ameaçado de extinção. Outro suspeito fugiu.

A corporação afirma que o tigre morto foi encontrado quando dois agentes que seguiam para uma sessão de treinamento pararam uma camionete que levava uma carga suspeita, que os policiais achavam ser o corpo de uma pessoa.

China Daily/Reuters
Tigre morto é encontrado pela polícia de Wenzhou, na China; exames iniciais mostraram que era um tigre siberiano
Tigre morto é encontrado pela polícia de Wenzhou, na China; exames iniciais mostraram que era um tigre siberiano

Ao parar o carro, um dos ocupantes fugiu. Em seguida, eles abriram a mala e encontraram o tigre morto. O carro foi apreendido e o motorista foi preso. Ele pode ser condenado a até dez anos e prisão e pagar multa se for condenado por capturar e querer vender o animal.

Os agentes mandaram amostras para um laboratório para testes e a análise preliminar confirmou que se tratava de um tigre siberiano. A polícia investiga o caso, mas não deu informações sobre os desdobramentos.

Segundo a organização WWF, há apenas 450 tigres siberianos na natureza, a maioria na Rússia. Nos últimos anos, a China tem recuperado algumas áreas florestais para fazer com que os animais voltem a habitar o país, com alguns progressos. O governo local afirma que 18 a 22 tigres siberianos selvagens vivem na China.


Endereço da página: