Folha de S. Paulo


Exército de Assad mata dezenas de rebeldes sírios em ação em Homs

Forças leais ao ditador da Síria, Bashar al-Assad, mataram dezenas de combatentes rebeldes que tentaram escapar de um bloqueio do Exército à cidade de Homs, na região central do país, informaram a mídia estatal e um grupo de monitoramento da violência no país.

Segundo a agência de notícias Sana, uma fonte militar disse que unidades do Exército "confrontaram grupos terroristas armados" que tentaram invadir esta semana o bairro de Khaldiya, a norte da área controlada pelos rebeldes na Cidade Velha, no coração de Homs.

A agência afirma que 37 insurgentes foram mortos pelo Exército, mas não mencionou baixas nas forças do ditador. Já o Observatório Sírio de Direitos Humano disse que 45 rebeldes foram cercados e mortos quando deixavam a Cidade Velha de Homs entre a noite de quarta (8) e a manhã de quinta (9).

A entidade, com sede no Reino Unido, também não informou sobre mortos entre as forças do governo. O Exército sírio cerca há mais de um ano Homs, onde começou a revolta e os protestos que deram origem à guerra civil no país, em março de 2011.

As mortes ocorreram menos de duas semanas antes de negociações na Suíça para tentar encontrar uma solução que encerre o conflito de quase três anos, que segundo o Observatório já matou mais de 130 mil pessoas.


Endereço da página: