Folha de S. Paulo


Maduro anuncia inflação de 56% na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje, dia 30, que seu país encerrou o ano com um índice de inflação de 56%. Ele colocou a culpa na "burguesia parasitária".

De acordo com ele, a inflação foi "induzida e especulativa". Se a taxa "não fosse ativada pela guerra econômica, a inflação seria negativa", destacou.

A Venezuela sofre com uma inflação galopante (a maior da América Latina), acompanhada de uma crise produtiva, problemas de distribuição de produtos de primeira necessidade, mercado golpeado por medidas de restrição e regulamentação.

Juan Barreto/AFP
O venezuelano Nicolás Maduro culpa
O venezuelano Nicolás Maduro culpa "burguesia parasitária" por inflação em conferência com jornalistas em Caracas

Como resposta à crise econômica, Maduro lançou uma "guerra econômica". O mandatário radicalizou sua política: após obter poderes especiais do Congresso, começou a adotar medidas para reduzir o preço dos produtos e a denunciar complôs da oposição, "a qual serve ao império dos Estados Unidos", segundo ele.

Entre as medidas anunciadas por Maduro estão o controle de preços e do câmbio, a liberação de recursos para o setor produtivo, operações cívico-militares para fiscalizar a especulação financeira, entre outras.


Endereço da página: