Folha de S. Paulo


Conferência de paz na Síria começará com reunião de chanceleres

A conferência internacional pela paz na Síria deve ser precedida por um encontro de chanceleres na cidade suíça de Montreux, de acordo com anúncio feito nesta terça-feira pela ONU.

Os representantes, incluindo o americano John Kerry e o russo Sergey Lavrov, devem se reunir por um dia, em 22 de janeiro. As negociações propriamente ditas entre o regime de Bashar al-Assad e a oposição serão iniciadas em 24 de janeiro, em Genebra. Não há previsão para o término.

Regime sírio acusa radicais islâmicos por massacre com cem mortes

A escolha por um encontro anterior em Montreux --a uma hora de trem-- se deve, de acordo com as Nações Unidas, à falta de espaço em hotel em Genebra. O evento coincidirá com o fórum de Davos.

Khawla Mattar, porta-voz de Lakhdar Brahimi, enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, afirmou que o encontro de chanceleres servirá para mostrar que há "interesse global" em sanar a crise síria.

A conferência pela paz, adiada desde junho, tem por objetivo encerrar o conflito iniciado em março de 2011 com a insurgência contra o regime de Assad. Desde então, mais de 100 mil pessoas já foram mortas na Síria, segundo conta da ONU. Ativistas estimam 120 mil.

Há também 4,25 milhões de deslocados dentro do país, além de 2,3 milhões de refugiados nos países vizinhos, em especial Líbano, Jordânia e Turquia.


Endereço da página:

Links no texto: