Folha de S. Paulo


Análise: Maior favor que o comunismo fez a Mandela foi ter desabado

Em 2011, o historiador Stephen Ellis concluiu que Nelson Mandela foi membro do Partido Comunista sul-africano. A notícia gerou frisson entre críticos e provavelmente tranquilizou americanos que endossaram o apoio dos EUA ao apartheid na Guerra Fria.

A breve filiação ao PC não justifica os gritos de "comunista!" nem amesquinha o legado de Mandela, mas é significativa sob alguns aspectos.

A colaboração inicial do Congresso Nacional Africano de Mandela com o PC foi casamento de conveniência para um movimento com poucos aliados. O PC e seus patronos na Rússia eram fonte de dinheiro para a luta armada, em boa medida ineficaz.

Além disso, por muito tempo, o PC foi o único parceiro no movimento antiapartheid com membros brancos, indianos e mestiços. Essa relação foi uma das razões que Mandela citou para rejeitar o nacionalismo negro e insistir no multirracialismo do CNA.

No final, o maior favor que o comunismo prestou a Mandela foi desabar. Quando a URSS se desintegrou, os últimos governantes brancos da África do Sul não puderam mais se retratar como aliados necessários na Guerra Fria. Seu tempo tinha acabado.

Tradução de CLARA ALLAIN


Endereço da página: