Folha de S. Paulo


Legisladores venezuelanos faltam a sua primeira reunião no Parlasul

Os deputados venezuelanos não participaram de sua primeira reunião no Parlamento do Mercosul (Parlasul), em Montevidéu nesta segunda-feira. O encontro é o primeiro do Legislativo do bloco após dois anos e meio de paralisação motivada em parte pela suspensão do Paraguai e a entrada venezuelana, em junho de 2012.

A adesão dos venezuelanos estava pendente até o ano passado porque o Senado paraguaio ainda não tinha dado seu parecer. Com a suspensão paraguaia provocada pelo impeachment do presidente Fernando Lugo, vista como uma ruptura institucional por Argentina, Brasil e Uruguai, Caracas pôde ingressar ao bloco.

Em entrevista coletiva, o deputado uruguaio Rubén Martínez Huelmo disse que a ausência dos parlamentares venezuelanos se deve às eleições municipais programadas para domingo no país. Ele afirma que a presidência do Parlasul ainda tentou negociar uma mudança de postura do país, mas não foi possível conciliar a agenda.

Huelmo ainda atribuiu a ausência à votação de uma lei de reforma econômica sugerida pelo presidente Nicolás Maduro. O deputado disse que "os obstáculos entre Paraguai e Venezuela estão sendo solucionados" devido, entre outros motivos, à atuação do presidente paraguaio, Horacio Cartes.


Endereço da página: